athos bulcão dentro do eixo

Fundathos: mantendo viva a memória de Athos Bulcão

19.9.15Unknown


Sim, azulejos são obras de arte.


Quem nunca ouviu falar de Athos Bulcão? O artista que deu cores a Brasília...

Pode ser que você não preste muita atenção, mas no caminho para o trabalho, nos passeios com a família durante o final de semana ou até nas imagens rápidas de Brasília na TV, com certeza você já se deparou com inúmeras obras deste nome tão importante para a cidade.

As obras de Athos não foram feitas para serem contempladas em museus ou galerias de arte, para um número limitado de admiradores. Como pensar em azulejos, em formas geométricas e em cores sem lembrar da igrejinha da 307/8 sul, das paredes do aeroporto de Brasília, do Teatro Nacional, da Catedral ou do Cine Brasília?

Nascido no Rio de Janeiro, ele teve contato com a arte desde muito cedo, sempre cercado por pessoas do meio. Em 1957, convidado pelo próprio Oscar Niemeyer, começou a colaboração com projetos em Brasília. Morreu aos 90 anos, em 2008, enquanto estava em tratamento no Hospital Sarah Kubitschek.

Para manter viva a memória deste grande artista, a Fundação Athos Bulcão (Fundathos), trabalha promovendo a arte, e preservando e divulgando as obras de Athos. Inclusive, eles tem uma grande galeria virtual onde é possível descobrir que muito do que você admira em Brasília tem um toque dele.

O relevo do Teatro Nacional? Ideia dele. A fachada colorida da Rede Sarah, que chama a atenção de todo mundo que passa pela w3 sul? Aham, Athos (a do Lago Norte também). Muitos dos detalhes do Congresso Nacional, da Catedral, do Brasília Palace Hotel, dos ministérios, tribunais e escolas classes? Tudo dele.

Mas além deste trabalho de conservação, a Fundathos ainda nos brindou com isso aqui.



Quantas vezes algum amigo já não veio te visitar e quis levar uma lembrancinha da cidade mas você não sabia onde ele podia achar alguma coisa bonitinha E com a cara de Brasília? Pois bem, entre as prateleiras e paredes brancas e azuis da Fundathos, é possível encontrar azulejos, joias, bolsas, pratos, cartões postais, guias, mantas, canecas, capinhas de celular e muito, muito, muito mais. Tudo com estampas que fazem qualquer um ser instantaneamente transportado para as ruas de Bsb.



No local, também é possível encontrar um espaço de exposições, com obras do artista, e projetos realizados em escolas pela fundação. É fácil chegar lá! Fica no bloco D da quadra 404 da Asa Sul.



Que tal aproveitar que as chuvas estão chegando com tudo e dar uma passadinha na loja para pegar um guarda-chuva com uma estampa criada por Athos? ;)



Endereço: CLS 404, Bloco D, Loja 1
Horários de funcionamento: de segunda à sexta das 9h às 18h, e aos sábados das 10h às 17h
Telefone: (61) 3322-7801
Email: fundathos@fundathos.org.br

Você também pode curtir

0 comentários

Inscreva-se

Formulário de contato