dentro do eixo pilotis

Os 10 pilotis que encantam Brasília

11.9.15Camila Aldrighi


"Ah, se esses pilotis falassem..."

Não à toa, Nicolas Behr dedicou um verbete inteiro em seu livro Brasília-z para explicar o que significa "embaixo do bloco" para o pessoal do quadradinho.

O conceito de pilotis é simples: um conjunto de pilares que elevam o prédio, deixando livre o térreo. Essa explicação puramente técnica, quase gelada, fria, mecânica, não consegue traduzir a ligação efetiva dos moradores com aqueles poucos metros quadrados de concreto. Quem vem de fora estranha, acha bonito, diferente, mas não compreende a relação que o brasiliense tem com essas colunas.

Quem nunca teve uma DR sentado ali, debaixo do bloco? Ou encheu a cara encostado em uma pilastra para afogar as mágoas, jogou bola com os amigos? Quantas amizades não começaram em uma roda de violão no meio de uma superquadra? Quantos amores não foram esquecidos, quantos brasilienses não cresceram entre livros, jogos, brincadeiras, conversas e molecagens entre aqueles pilares? Quem não tem um pilotis favorito?

Pois foi também no pilotis (no caso 10), que o Eixo Alternativo resolveu declarar esse caso de amor com Brasília. Aqui vão os 10 pilotis que, na nossa opinião, mais embelezam o quadradinho! (Ah, a ordem deles é aleatória!)


1) SQS 210 Bloco I - a mistura de grafismos e texturas desse bloco é de encher os olhos. Se já falávamos de conversas em pilotis, imagina quanto papo já rolou nesse, que tem jardins com banquinhos. Graças a eles, ao posicionamento do prédio e aos materiais utilizados em sua construção, a temperatura do ambiente é extremamente agradável.




2) SQS 308 Bloco B - "posando" junto às outras obras da quadra modelo de Brasília, o bloco B vem chegando cheio de graça. Fosse pelo simpático porteiro ou pelo próprio conjunto da obra que dispensa comentários e nos convida a apreciá-la em um de seus banquinhos, esse pilotis, sem sombra de dúvida, não poderia faltar nesta lista.




3) SQS 203 Bloco G - Ai. Meu. Coração. O que dizer sobre esse bloco que de longe já arranca tantos suspiros? Todos deveriam conhecer... Projetado em 1975 pelo arquiteto Cláudio Meireles Fontes, reza a lenda que cada espacinho tem um dedo de Athos Bulcão, inclusive, de modo único, nas salas de estar de cada apartamento duplex. Hummmmm... Isso renderá uma postagem futura...



4) SQN 209 Bloco K - Ok, ok, não é porque acabamos de ver o prédio que arrancou todos os nossos suspiros que este fica na pior. Com sua mistura de mármores, este largo prédio de colunas bem desenhadas chama atenção na quadra. Ao lado do bloco J que segue o mesmo estilo, fazem o clássico JK de destaque.



5) SQN 107 Bloco G - Quem nunca tirou as clássicas fotos no contraluz neste bloco que atire a primeira pedra... Pera! Você não foi? Então precisa ir! Fica pertinho do clássico Beirute e é uma ótima pedida para acompanhar a saída. Garantimos que você vai sair de lá com fotos legais.



6) SQN 107 Bloco H - Brutalismo, é você? Ô coisa linda que é esse prédio! O concreto, o mármore, os cobogós e os azulejos predominantemente azuis que ficam por perto (não estão nas fotos) são uma obra perfeita. Esse bloco fica ao lado do bloco que falamos acima, então aproveita e passa lá também! Ah! Aproveite para observar como ele fica ainda mais lindo quando o vemos em contraposição com o céu da cidade.




7) SQN 405 Bloco F - Ah ok... um bloco como outro qualquer... Opa! Ele tem pilares redondos. Muitas. E, pelo que percebemos (corrijam-nos se estivermos erradas), a quadra toda é assim! Perceber a perspectiva criada no bloco pela repetição de colunas, sombras, entradas e luminárias é realmente fantástico...



8) SQN 206 Bloco A - Dono de cobogós bacanas, azulejos "retrôs" e um estilo peculiar de pilares, esse pilotis tem seu charme nos detalhes. Para quem olha em meio a rotina corrida de afazeres, pode não perceber que até as coisas aparentemente mais banais tem seus encantos.


09) QRSW 02 Bloco A06  - Prédio pequenininho de pouquíssimas entradas (como é clássico do Sudoeste Econômico) e um pilotis um tanto quanto peculiar. É ótimo para tirar uma foto diferente.


10) SQS 116 Bloco B - Que geometria, que simetria, que beleza! Lembra um pouco o estilo do bloco G da 203 sul, não é? Não sabemos dizer se há relação entre os dois (pedimos ajuda aos universitários!)... Por enquanto só sabemos dizer: que coisa linda esse pilotis! Vamos tirar umas fotos?


E você, tem alguma lista de pilotis preferidos? Conhece algum outro pilotis sensacional da cidade e quer nos mostrar? 
Vai rolar até dancinha pra pedir a sua participação, hein...

Você também pode curtir

7 comentários

  1. Nossa, ficou muito legal. Gente, conheci a Camila quando era uma menina e naquela época ela já fazia uns projetos que deixava a mim, a mãe dela e nossos colegas de trabalho encantados. Ela é mesmo muuuito inteligente. Ah, vocês acreditam que muitas vezes usei as peças fotográficas de artesanato que ela montava só pra dar uma força pra turma que trabalhava no artesanato? Silmara, toda orgulhosa nos mostrava e ficávamos babando e mais que depressa pedíamos pra agregar valor aos nossos trabalhos. Camila, você lembra mesmo a Silmara... Parabéns. Ah, pra você também, Luisa. Estou certa que esse blog vai bombar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cícera! Muito obrigada por todo o carinho! Esperamos que o blog cresça mais e mais sempre! Que a cidade seja divulgada em toda a sua cultura e diversidade e, principalmente, como ela merece! :) Esperamos que você esteja conosco nessa nossa caminhada, viu? Muito obrigada. Abraços!

      Excluir
  2. Que energia boa tem o site! Nesta matéria, então, deu para sentir a mesma emoção que o "corbusiano" aqui pulsa ao contemplar um belo e funcional conjunto de pilotis. De parabéns, Camila! Segui o roteiro para os dois que ainda não conhecia, o do SW, clara homenagem a este Niemeyer do lado do Ibirapuera - https://www.facebook.com/photo.php?fbid=677431858933482&set=a.388159917860679.101034.100000000235339&type=3&theater - e o da 116 Sul. Minha fotinha de iPhone ficou a milhas das "Pro's", mas vale o registro :-) https://instagram.com/p/8HAlxXozB8/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcio! Ficamos muito felizes que você esteja sentindo toda a energia boa que colocamos nesse site! A cidade é maravilhosa e merece! Ficamos muito felizes que tenha gostado da postagem e tenha virado mais um no grupo dos caçadores de pilotis. Adoramos a sua correlação com este outro ao lado do Ibira! Sensacional! Muito boa a sua foto, viu? Parabéns! Abraços! ;)

      Excluir
  3. Comentei a matéria no G+ também :-)
    https://plus.google.com/109087835082802887826/posts/PQYiijvjg2N

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de termos uma queda por todos esses pilotis e mais alguns, o bloco G da 203 sul também é um dos que fazem o nosso coração parar! Sensacional demais! ;)

      Excluir
  4. Esta matéria foi uma viagem através das minhas memórias de criança... os pilotis de Brasília foram uma das principais motivações para meu desejo de fazer arquitetura. Adorava apreciá-los através das janelas do ônibus e ficar imaginando como era o interior de cada edifício. Lembro que na minha prova específica de arquitetura uma das questões pedia para desenharmos os lugares que passamos no caminho de casa até a Universidade e um destes pilotis, o da SQS 210 bloco E apareceu em um de meus desenhos. Resumo da ópera: Cursei arquitetura na UnB com professores sensacionais, igualmente apaixonados por Brasília e sou muito feliz nesta profissão. Benditos pilotis!! ;)
    Parabéns pelo site!

    Carla Maciel
    www.arquitrecos.com

    ResponderExcluir

Inscreva-se

Formulário de contato