#camivaipronordeste fora do eixo

Pt. 04 #CamiVaiProNordeste: Maceió, a cidade que ganhou o meu coração

6.11.15Camila Aldrighi

Chegamos ao nosso último destino dessa viagem: Maceió! A cidade, que tem esse nome vindo do termo tupi maçayó ou maçaio-k, significa, segundo o dicionário Michaelis, um lagoeiro que, por efeito das marés ou da água pluvial, se forma no litoral. Nos deparamos com muitos maceiós (piscinas naturais) ao longo do nosso caminho, mas Maceió ganha de todas as outras em quantidade de piscinas e qualidade das águas. Talvez por isso seja chamada assim.

1) Oxe, eu vim aqui foi pra dar um estimbugo na Barra de São Miguel, na Praia do Gunga e na Praia do Francês!
Bom, primeiro eu vou falar da praia que conquistou o meu coração: Barra de São Miguel. Vazia, sem ambulantes, mas com barracas para servi-lo, além da inigualável piscina natural de águas transparentes, essa é a minha praia favorita de toda a viagem, arrisco dizer. E olha que passei por praias belíssimas em João Pessoa e Porto de Galinhas. Vale sempre lembrar, quando o assunto é praia, que você tem que ficar de olho na Tábua de Marés para não acabar indo e dando de cara com um mar agitado. Soube que a praia é um agito só em época de festas, como Carnaval e Ano Novo.

A Praia do Gunga tem um mirante muuuito legal que custa R$2 para subir. A vista é maravilhosa! É uma pena não ter acessibilidade garantida para portadores de necessidades especiais. Esta é a praia que fica mais distante da capital Maceió, mas dá para ir e vale muito a pena. A faixa de areia é extensa e dizem que forma uma piscina enorme também. No dia em que fomos, pegamos maré alta (e sabíamos que seria assim, mas foi o jeito), mas o mar estava com agitação normal, dando para curtir bastante.

Para quem gosta de agitação, gente, carrinhos de música, vendedores ambulantes: essa é a sua praia! Sendo uma das mais próximas de Maceió, a Praia do Francês tem uma formação de piscina natural ótima, mas realmente o que estragou a experiência, para mim, foram as pessoas. Muito lixo espalhado e barulho criavam um ambiente não muito querido.

OBS: Fomos à Praia de São Miguel dos Milagres. Sim, ela é linda! Mas, como fica a quase 95km de distância da capital Maceió, julgamos não valer tão a pena assim. Sabemos que existem praias mais bonitas e mais próximas, como é o caso da própria Barra de São Miguel.

2) Chamar ur minino pra ir mais eu às Feiras de Artesanato

Feirinha de Artesanato de Pajuçara é o lugar ideal para quem quer levar umas lembrancinhas da capital alagoana para casa. Mas calma. Se você não encontrar o que tanto quer aqui, atravessa a rua e dá uma olhada no Pavilhão do Artesanato.

No fim da tarde, a Feirinha conta com forró clássico da região e a noite é o turno mais movimentado para compras, mas lá fica aberto durante todo o dia. Neste galpão organizado e cheio de gente simpática disposta a uma prosa, você encontra de lápis entalhados e ímãs até esculturas em madeiras e materiais em couro.

Horário de Funcionamento: todos os dias a partir das 10h às 22h
Endereço: Av. Dr. Antônio Gouvêia, 68 - calçadão da praia de Pajuçara

Praticamente do outro lado da rua da feirinha, o Pavilhão conta com barraquinhas que vendem comida logo na entrada e também no primeiro andar. A maioria é de lojas de roupas, utensílios para casa (panos de prato, toalhas de mesa, entre outros) e artesanatos em geral.
Horário de Funcionamento: todos os dias a partir das 10h às 22h
Endereço: Av. Dr. Antônio Gouvêia, 1447 - em frente ao calçadão da praia de Pajuçara

3) Macho réi, chegou a hora massa de inchê o bucho

☛ Virar os óio de tanto comer na Bodega do Sertão

Sim, a Bodega do Sertão merece muitas fotos para que vocês sintam a delícia desse lugar. E se reclamar vai ter mais foto, hein? hahaha ;p

Ambiente sensacional, comida maravilhosa e... que atendimento é esse? Todos muito simpáticos e queridos! Ah! eles têm uma lojinha com artesanatos e também produtos da loja, como o "Funí" para porta-guardanapos e porta-cardápios ou afins. Tudo é muito caprichoso e vale muito a pena!

Só para que tenham uma ideia, comemos com tantos "Huuummm!" que a mesa do lado acabou perguntando o que era e pediu também. Era a maravilhosa Mandacaru (ao lado), tapioca nova da casa que nem no cardápio estava ainda, que conta com queijo coalho, banana assada, doce de leite quente e bola de sorvete de... wait for it... TAPIOCA! Tanto a Tapioca da Paixão (nutela, morango, banana e castanhas trituradas) quanto a Mandacaru custaram R$17. Nossa, babei só de ver essas fotos. Indico, voltaria e... VOLTAREI!

Horário de Funcionamento: segunda a sábado, de 11:30 às 22h e domingo, das 06h30 às 22h (sempre com serviço ininterrupto)
Endereço: Av.Julio Marques Luz, 62 - Jatiúca

☛  Cumê muitcho no Parmegianno

Sobre o Parmegianno, apenas preciso dizer que: de 5 dias que ficamos em Maceió, comemos 4 vezes lá. E não, não comemos nada parmegianno porque meu pai não pode comer muito molho de tomate e vinha muuuuito. Tudo organizado, barato (se comparado aos preços de Brasília) e muuuito gostoso! O Frango ao Molho Madeira era um prato para duas pessoas (médio) e custou R$45,90. O Salmão ao Molho de Maracujá (individual) custou R$31,90 e o Mistão da Terra para duas pessoas (médio) que vinham filé, frango e lombo na chapa, batatas fritas, arroz, feijão tropeiro e vinagrete foi R$49,90. Detalhe: os pratos que eles alegam dar para 2, dão para 3 tranquilamente, correndo inclusive o risco de ser para três e ainda sobrar, dependendo de quem comer. Então, custo-benefício EXCELENTE!

☛  Tá carecendo de um café? Panificação Alteza é a solução!

Bom, como ficamos em um apartamento por aluguel por temporada, não tínhamos café da manhã. Em uma pesquisa rápida no foursquare e pela nossa localização (ficamos em Pajuçara), chegamos à Panificação Alteza. Limpa, com serviço excelente e comidinhas ótimas, fica a indicação de quem precisar tomar um café BBB (bom, bonito e barato) em Maceió! Gastávamos uma média de R$18 para 3 pessoas comerem bem.

Horário de Funcionamento: de segunda a sábado, das 08h às 20h
Endereço: R. Jangadeiros Alagoanos, 732 - Pajuçara

☛  Lamber os beiços na Pizzaria Fornaria

Nossa despedida de Maceió foi na Fornaria. A pizza que pedimos foi meia Duas Barras (carne seca com parmesão) e meia Carro Quebrado (alho e queijos) e saiu por R$54. A caipirinha custou R$8. Apesar do preço ser elevado para os padrões dos restaurantes que fomos em Maceió, valeu muito a pena. A pizza é muuuuito gostosa e valeu cada centavo dessa experiência. Você também pode fazer a pizza meio calzone, meio pizza mesmo e tem várias opções de sabores. Recomendo!

Horário de Funcionamento: de sexta a domingo, das 18h às 1h30 e segunda, quarta e quinta, das 18h às 00h30
Endereço: R. Dr. Lessa de Azevedo, 48 - Pajuçara

☛  Ô peste! Vai logo prová o Chiclete de Camarão do Imperador dos Camarões!

Ok, perdoem-me os alagoanos em geral, mas, como fui viajando por várias cidades do Nordeste, quando cheguei em Maceió já não aguentava mais sequer pensar em camarão. Mas, para quem vai direto para a capital, vale muito a pena conhecer o autêntico Chiclete de Camarão, receita criada e registrada pelo restaurante desde 2000. A receita? Camarões salteados no azeite de dendê, ao molho de cinco queijos, gratinado ao forno, acompanha arroz branco e batata palha ou fritas. Eles possuem várias unidades, sendo a Praia a mais tradicional.
Horário de Funcionamento: de segunda a domingo, das 12h às 23h30
Endereço: Av. Dr. Antônio Gouveia, 21, Praia de Pajuçara
☛  Nada de ficar na pindaíba com a Sorveteria Bali
Ok, chega de comida... Vamos para a sobremesa! hahahaha #gordice

Sorveteria Bali já é uma tradição em Maceió e não podíamos ficar sem provar as belezinhas que esse lugar tem a oferecer. De sorvete no peso até paletas mexicanas, passando por açaí, a Bali tem de tudo. A banana split foi R$20 e podíamos escolher 3 bolas dentre as mais de 30 que eles tinham por lá. Principalmente se depois de uma caminhada na orla a tardinha ou a noite e acompanhada de uma boa companhia, o que já era bom, melhora.

Horário de Funcionamento: de domingo a quinta, das 10 às 00h e sexta e sábado, das 10 às 01h.
Endereço: Av. Dr. Antônio Gouveia, 451 - Pajuçara

☛  Refrescar a quentura no quengo com a Sorveteria Delícias do Cerrado
(a gente sai do cerrado e vai pro Nordeste pra comer delícias do cerrado... tá certinha viu, linda?)

Sim, também tomamos banana split lá para tirar a prova dos 9. Próxima das feirinhas de artesanato, a Sorveteria Delícias do Cerrado tem um ótimo custo-benefício além de muuuuuuitas opções de sorvetes e toppings. O preço do kg é R$56,90 e a banana split da foto foi R$19. A diferença dessa para a outra, além dos sabores do sorvete, é que tem mais coisas por cima e a banana é fatiada ao invés de inteira, o que facilita a vida, caso você vá dividir com outras pessoas. :)

4) Ficar na lona, quando for aos shoppings

Mais antigo e menor do que o Parque Shopping Maceió, o Maceió Shopping é ótimo para resolver alguns problemas do dia-a-dia e tem um público mais misto. Sempre busco sugerir shoppings, porque nunca se sabe como o tempo estará e todo mundo sabe que, quando chove, a gente vai pro shopping.

Horário de Funcionamento: de segunda a sábado, das 9h às 22h e domingo das 12h às 21h
Endereço: Av.Gustavo Paiva, 2990 - Mangabeiras

O Parque Shopping Maceió é um shopping mais novo, maior, com lojas de maior porte e que lembra um pouco o RioMar de Recife. Assim como o shopping da capital pernambucana, o Parque Shopping tem, na praça de alimentação, uma varanda panorâmica que tem vista para o mar.

Horário de Funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 22h e domingo, das 14h às 22h (pça. de alimentação abre às 12h)
Endereço: Av. Comendador Gustavo Paiva, 5945 - Cruz das Almas

É, queridos leitores, estamos chegando ao fim dessa viagem ao Nordeste que foi cheia de sol, sal e agora é só saudade!

Espero que vocês tenham gostado de acompanhar um pouquinho do que vivi nesses dias e que também tenham gostado das minhas dicas!
Para quem não viu as outras partes da viagem, vou deixar os links aqui embaixo. Até a próxima viagem! ;)