em casa horta

Quatro motivos para ter uma horta no apê

17.9.15Mirelle Pinheiro


Em tempos de Pugliesi e demais musas fitness, o hábito de comer refeições super calóricas em restaurantes foi substituído por alimentação saudável, integral e orgânica. Duvida? Para constatar, basta olhar a quantidade de lancheiras na copa da firma. Mas não se engane, apesar de ser muitas vezes, tachado como 'modinha', preparar a refeição em casa é um bom começo para quem deseja fazer uma reeducação alimentar. Bela Gil está ai para nos dar dicas toda semana. (Sim, sou fã).

Um bom começo é evitar alimentos industrializados. Usar temperos frescos, por exemplo, não é exclusividade de quem mora em casas com quintal ou com uma grande varanda. É possível montar uma mini-horta em qualquer lugar, até mesmo na janela da cozinha, desde que esteja em local ensolarado. 

Há alguns meses fiz minha própria horta, com tomate-cereja, cebolinha, coentro, pimenta, hortelã e alecrim. Foi a melhor iniciativa! Basta comprar terra pronta (com matéria orgânica, nitrogênio, fósforo e potássio) e as sementes em uma loja especializada, mas se você preferir pode comprar a muda e plantar em um vaso maior. Despeje a terra em vaso e faça pequenas covas com o dedo, em cada buraquinho coloque ao menos 5 sementes, cubra com pouca quantidade de terra e regue três vezes por dia com auxílio de um borrifador.


Cada planta exige um cuidado diferenciado. O alecrim, por exemplo,  deve ser plantado separadamente, sem contato com outras plantas. Outro ponto importante é com relação ao espaçamento entre as mudas ou sementes. 

Dica:
escolha plantas com raízes pequenas, como coentro, cebolinha, salsa, pimentão, tomate-cereja e morango. Vegetais de raízes longas, como cenoura e mandioquinha, não se adaptam a solos rasos.

Se você ainda está em dúvida sobre ter ou não sua própria horta, listei quatro motivos para te fazer mudar de ideia. 

☛ Faça pratos saborosos e nutritivos:
alimentos frescos dão outro sabor ao prato. Acredite, faz muita diferença;


☛ Tenha qualidade de vida: usar temperos frescos como salsinha, cebolinha e manjericão ajuda a reduzir a quantidade de sódio na comida, evitando problemas cardiovasculares;


☛ Xô, estresse: a jardinagem proporciona sensação de bem estar e ajuda a relaxar. É ótimo ter alimentos saudáveis cultivados por você;


☛ Deixe a sua cozinha mais alegre: ter um cantinho verde em casa é indescritível. Investir na criatividade deixa o local ainda mais convidativo. Já pensou em substituir os vasos de plantas por garrafas de vidro usadas, caixas de leite, potes de concreto ou canecas? Funciona super bem.
Reprodução: site da Imaginarium

Você também pode curtir

0 comentários

Inscreva-se

Formulário de contato